sábado, 29 de abril de 2017

Resenha: Iracema de José de Alencar

Olá pessoal tudo bem com vocês? No post de hoje trago a minhas considerações de um clássico da nossa literatura brasileira: Iracema de José de Alencar. Confesso que nunca tido lido nada do autor, mas esse livro me surpreendeu com a história. 
Nesse livro José de Alencar nos apresenta a história do índio no Brasil e o que o país estava passando naquele momento. 
Neste livro vamos conhecer a história de Martim um colonizador português e Iracema, índia Tabajara.


A linguagem é um pouco complexa para quem não está acostumado e quem nunca leu nada do autor ou não te o costume de ler clássicos pode sentir um pouco de desconforto na leitura, mas nada que impeça de concluí-la. É realmente um obra esplêndida e digo que eu gostei bastante do enredo mesmo tendo muitas linguagens tupis ou(cognatos) que não conhecemos, mas a edição que eu li tinha sempre nos roda-pés o significado ou origem do palavra ou frase. 


Alguns trechos do livro:


"Eu amo o mar 

Eu amo amar
Eu te amo 
pra variar
E eu sempre irei 
Te amar..."




"Eu não te amei por amar 

Foi ironia do destino 
Que fez nos aproximar."




"Às vezes as pessoas mais grossas

São as pessoas mais sensíveis."


Podemos perceber que Iracema tomou uma decisão extremamente difícil pois abandonou sua tribo, religião , familiares para viver seu grande amor.

3 comentários:

  1. Oi adorei a resenha, ainda ão conhecia o livro, mas o enredo é muito bom.
    beijinhos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir