domingo, 11 de dezembro de 2016

Resenha

O Mágico de Oz


Sinopse: "Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiu duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão." Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. 
Por lá, Dorothy faz novos amigos - o Espantalha, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa. 

  O Mágico de Oz é um clássico indiscutível entre crianças, jovens e adultos. Levado aos palcos e às telas, citado e cantado, lido e relido em todo o mundo, é a mais famosa história infantil da literatura americana. 






  A primeira coisa que temos que entender é que o livro O mágico de Oz é um livro infantil e narrado por uma criança, logo não podemos esperar que ele fosse um livro com palavras cultas e um enredo que faça sentido, pois como é um livro infantil e Baul utiliza a imaginação fértil de uma verdadeira criança.
  O livro narra à história da pequena menina Dorothy que vive com seus tios em uma cidade chamada Kansas. Até que certo dia acontece um ciclone na cidade e seus tios conseguem se salvar só que Dorothy e seu cachorrinho Totó são transportados para uma cidade desconhecida. Sem saber o que havia acontecido, Dorothy encontra a Bruxa boa do Norte que explica que Dorothy havia matado a Bruxa má Leste. Com ânsia de voltar para casa Dorothy  pergunta a Bruxa Boa o que ela deveria fazer para voltar para seu lar, então a ela lhe disse que esse pedido ela não poderia realizar, mas aconselha a Dorothy a seguir pela estrada de tijolos amarelos  sem se desviar do caminho até chegar a Cidade das Esmeraldas e pedir ajuda ao Mágico de Oz quem poderia lhe ajudar de volta para casa. Então a Bruxa Boa lhe dá um beijo na testa como um sinal de proteção ao longo de todo o caminho.
Durante a caminhada, Dorothy conhece seus três futuros amigos de uma longa jornada: O Espantalho, O Lenhador de Lata e o Leão. Então os cinco Dorothy, Totó, O Espantalho, O Lenhador de Lata e o Leão vivem grandes aventuras até chegar a grande cidade onde mora o Mágico de Oz.
  Um livro envolvente tanto para crianças quanto para adultos pois podemos perceber bem a construção dos personagens, uma relação de amizade e confiança entre Dorothy e seus amigos. Mesmo sendo um livro infantil pude perceber uma grande profundidade do autor em relação a vida dos personagens, uma leitura confortável e prazerosa de se ler. Confesso que li esse livro com um pouco mais de três horas, pois queria saber logo o final. Um livro surpreendente que nos ensina a lidar com nossa imaginação e podemos perceber o porque de um livro lançado há tantos anos continua ainda sendo um grande clássico da Literatura Infantil.




 Eu tenho o livro edição bolso da Editora Zahar, que comprei na Black Friday por 
 R$ 14,90. 




O livro inclui cerca de 50 ilustrações originais.







 



Então é isso pessoal espero que tenham gostado. E vocês já leram O Mágico de Oz? Deixem aqui nos comentários se vocês leram ou se  têm vontade de ler. Beijos. 


2 comentários:

  1. Ainda não li, mas já vi o livro nessa edição de bolso e achei tão bonitinho!!

    ResponderExcluir
  2. é muito linda a história May Oliveira, vale a pena conferir, e a edição bolso é realmente muito fofa. Ótima semana. Beijos.

    ResponderExcluir